Notícias

Colégio Monte está presente em livro sobre o artista potiguar Erasmo Xavier

No dia 17 de novembro, o Colégio Monte esteve presente no lançamento do livro “A Arte Modernista de Erasmo Xavier”, da jornalista, escritora e pesquisadora Rejane Cardoso.


A autora é sobrinha do artista potiguar a quem o livro faz menção. Erasmo se tornou o primeiro artista visual modernista reconhecido do Rio Grande do Norte. Além disso, foi ilustrador, cartunista e cenógrafo. Aos 25 anos faleceu precocemente devido à tuberculose, porém deixando um uma grande quantidade de obras.

Em 2021, Disney, professor de artes do Colégio Monte, desenvolveu um projeto em sala de aula sobre Erasmo Xavier, visando resgatar a memória dele e incentivar a valorização dos artistas locais a partir da temática de arte moderna. Em fevereiro de 2022, foi promovida uma atividade lúdica, e, mais uma vez o artista foi homenageado se tornando o nome de um dos blocos carnavalescos da escola, a sobrinha Rejane Cardoso foi convidada para assistir.

A partir disso, os registros das ações se tornaram material documental ilustrativo do livro publicado por Rejane. O Colégio Monte foi convidado para prestigiar o lançamento, sendo representado com a presença de Karolina Carvalho, professor Disney e Mônica Guimarães. Na biblioteca do colégio há um exemplar autografado com uma dedicatória especial.